Make your own free website on Tripod.com

 Espaço reservado para músicas e bandas, com análise de Wolvy, nosso Musimaníaco de plantão...


... E no oitavo dia fez-se o heavy metal.

    No final dos anos sessenta, o "quente" no rock era o virtuosíssimo Jimi Hendrix, p psicodelismo dos beatles e o Flower Power se São Francisco. na mesma época, na cidade de Birminghan (Inglaterra) surgia uma banda chamada Earth, que tocava um blues não muito expressivo.Mas em uma cidade indústrial como birmighan, nada parecida com a florida São Francisco, eles começaram a aumentar o volume e usar letras mais sombrias.

    Neste momento tiveram que mudar seu nome, e por sugestão de seu vocalista John Ozzy Osbourne, renomeiam a banda para "black Sabbath", nome de uma se suas músicas, e neste momento surge uma das lendas do rock.Com o primeiro disco homônimo, são considderados os pais do heavi metal, com clássicos como N.I.B e Black Sabbath. Mas é com o 2° disco "Paranoid", que eles marcam para sempre a história do rock, deste disco temos hinos supremos do metal:
A faixa título "Paranoid", "Iron Man" e "War Pigs".

    Depois de 3 ótimos discos ("Master of Reality", "Vol.4" e "Sabotage"), temos o auge do Sabbath: "Sabbath Bloody Sabbath", uma verdadeira obra prima com musicas espetaculares: "Sabbath Bloody Sabbath","Sympton of the universe" e "Espiral Architect"(uma mistura do pesado heavy com o charme do blues). A partir daí houve brigas internas, que culmina com a saída de Ozzy e Tony Iommy toma as rédeas da banda.

    Para o lugar de Ozzy, Tony chama Ronnie James Dio(ex-Rainbow), que grava apenas 2 discos e é substituído por Ian Gillan (ex-Deep Purple) e grava "Born Again" e depois logo sai. Agora com a banda toda reformulada só com Tony da formação original(Ozzy, Tony, Geezer Butler, Bill Ward)a banda não consegue manter a regularidade, que acaba com a volta de Dio, e tem a volta de Tonny Martin.

    Mas em 1996 para a surpresa de todos, temos a volta da formação original, com seu retorno as estradas, que traz o disco "Reunion Live". E até hoje estão fazendo turnês, e teremos certeza de que oi Black Sabbath será para sempre a maior banda de Heavy metal de todos os tempos.Se ainda não escutou (o que é difícil), trate de escutar, e até a próxima.

03 jul 05